Um ícone verde e branco de uma pessoa e um coração

Notícias & Eventos

Por Nathália Simões 2 de outubro de 2024
No Dia 01 de Outubro é celebrado mundialmente o Dia do Idoso, com uma programação vasta de atividades, encontros e eventos ao longo do mês para se discutir o envelhecimento populacional, assim como as políticas públicas e a garantia de direitos da população idosa no país e no mundo. No Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, atuamos diretamente na defesa e proteção dos idosos, sendo a nossa Casa da Esperança, uma ILPI referência no acolhimento ao idoso na região metropolitana de Belo Horizonte. Além de promover um acolhimento digno e humanizado, a instituição, que é uma associação de assistência social, está constantemente em contato com órgãos públicos, empresas e sociedade ampliando a reflexão sobre o atendimento ao idoso, a partir do cenário de: - Abandono e Solidão: um número alarmante de idosos vive em situação de abandono, seja pela ausência de familiares, seja pela falta de políticas públicas de apoio. A solidão pode ter efeitos devastadores na saúde mental e física. - Vulnerabilidade Social e Econômica: a aposentadoria, muitas vezes, não é suficiente para garantir uma vida digna, levando muitos idosos a viverem em condições precárias ou a depender de terceiros para suas necessidades básicas. - Cuidados de Saúde e Envelhecimento Digno: o acesso a serviços de saúde de qualidade é uma das maiores preocupações da população idosa. Além disso, muitos lidam com condições crônicas e não recebem os cuidados necessários para um envelhecimento saudável. Aqui no Núcleo, buscamos não apenas acolher, mas promover um ambiente em que os idosos se sintam amados, respeitados e, acima de tudo, vistos como membros valiosos da nossa sociedade. A Casa da Esperança é um exemplo de cuidado humanizado, onde nossos residentes recebem assistência integral e personalizada. Neste mês, convidamos todos a refletirem sobre o que podemos fazer para tornar o Brasil um país mais acolhedor para os nossos idosos. É um compromisso de todos garantir que envelhecer seja sinônimo de dignidade, respeito e proteção.
Por Paulo Campos 2 de julho de 2024
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus teve a honra de receber a visita ilustre do Dr. Isaiah Durosaiye, professor de Arquitetura da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e do Dr. Bernardo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ambos são especialistas em pessoas idosas, focando na melhoria da saúde e acessibilidade, com projetos implementados em diversas partes do mundo. Durante a visita, os doutores exploraram a Casa da Esperança e a Casa do Caminho, duas das nossas unidades. O objetivo dessa visita foi conhecer de perto a nossa realidade e oferecer suporte em projetos de adequação de espaços para idosos aqui no Brasil. Estamos extremamente orgulhosos de ser uma instituição referência que não apenas presta assistência, mas também contribui para a produção de conhecimento científico em várias áreas. A presença de profissionais de renome internacional como o Dr. Durosaiye e o Dr. Bernardo fortalece nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos nossos serviços.
Por Nathália Simôes 3 de março de 2024
Um dia ensolarado para celebrar aniversário de 55 anos da instituição The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Por Nathália Simões 1 de março de 2024
Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus lança selo comemorativo para marcar o aniversário de 55 anos no dia 01 de março. A partir de sua identidade visual tradicional, o voluntário Dener Warley Jesus Vieira, da agência Sparta Comunicação, adicionou cores ao selo para representar a característica de alegria e inovação da instituição. As cores também representam a diversidade e inclusão, fortalecendo a mensagem da missão do Núcleo Caminhos para Jesus.
Por RODRIGO DE CARVALHO 10 de outubro de 2023
Uma das missões do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, organização social sem fins lucrativos localizada em Belo Horizonte-MG, é acolher pessoas com paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social. Na Casa do Caminho, uma das unidades da instituição, moram 70 pessoas com paralisia cerebral e outras disfunções neuromotoras.
10 de outubro de 2023
No dia 01 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, uma data instituída pelas Nações Unidas, além de aniversário de 20 anos do Estatuto do Idoso, que é uma Lei Federal (nº 10.741), de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país. No Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, a pessoa idosa é foco de cuidado e acolhimento na Casa da Esperança, uma ILPI que abriga 40 idosos em vulnerabilidade clínica e social oriundos da região metropolitana de Belo Horizonte. Por isso, o Dia do Idoso que marca o início de outubro, foi celebrado com um almoço de domingo muito especial, com cardápio diferenciado para os acolhidos. Na terça-feira, dia 03, será realizada uma Feira Cultural Unificada, com todos os públicos beneficiados da instituição, na qual os idosos vão expor trabalhos artísticos manuais, além de quitutes produzidos por eles. O mês está recheado de atividades especiais. Uma delas é a visita de alguns acolhidos da Casa da Esperança à Arena MRV para participar de um evento especial para idosos de diversas ILPIs promovido pelo Instituto Galo no dia 4. Nos dias 11, 17 e 24 de outubro, o Núcleo promoverá atividades de integração entre funcionários de todos os setores da instituição, como almoço dos idosos junto com funcionários, uma tarde tropical com a banda Bios como convidada e atividade física do Grupo Movimentando o Corpo, composto pelos idosos e a área da fisioterapia da Casa da Esperança e funcionárias do setor de telemarketing. Essas atividades têm como objetivo conectar não apenas setores administrativos à missão do cuidado à pessoa idosa, mas também as pessoas de diversas gerações, mostrando a riqueza de convívio com as pessoas das gerações passadas. Para fechar o mês de comemorações, os idosos participarão, ainda, de uma caminhada na orla da lagoa da Pampulha no dia 27. A caminhada terá como ponto de partida a Igrejinha da Pampulha e terminará com um piquenique nos jardins do Museu de Arte da Pampulha, com a coordenação do Grupo Caminhando Juntos, composto pelos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Segundo a coordenadora da Casa da Esperança, Vanessa Freitas, “apenas um dia é pouco para celebrar essa importante data que homenageia aqueles que transbordam sabedoria”. Tem coisas na vida que só a experiência é capaz de trazer: quando percebemos a forma serena que nossos idosos têm de encarar o mundo, nós aprendemos. E nada nos faz mais felizes do que conhecer o mundo através dos olhos deles”, comenta
10 de outubro de 2023
Desde 1982 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos. 
Mais Posts
Share by: