Um ícone verde e branco de uma pessoa e um coração
Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus promove palestra sobre Paralisia Cerebral para seus colaboradores
10 de outubro de 2023

Uma das missões do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, organização social sem fins lucrativos localizada em Belo Horizonte-MG, é acolher pessoas com paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social. Na Casa do Caminho, uma das unidades da instituição, moram 70 pessoas com paralisia cerebral e outras disfunções neuromotoras. 

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Núcleo realizou diversas atividades integrativas, provocando reflexões, trazendo informações relevantes e, sobretudo, favorecendo o protagonismo de seus acolhidos e assistidos. 


Uma das iniciativas foi a realização de uma palestra no dia 20 de setembro com a médica pediatra Dra. Letícia Veiga Lima no auditório Célio Trópia para os funcionários do Núcleo sobre Paralisia Cerebral. 


Dra Letícia, além de especialista no tema, trabalhou por 14 anos na instituição, contribuindo muito para a formação da equipe de cuidado. Ela compartilhou conhecimento com embasamento científico e ouviu as dúvidas manifestadas pelos colaboradores presentes, envolvendo nossos acolhidos no debate: “devemos enxergar todo indivíduo como um universo único e dar atenção às suas particularidades. Se o indivíduo tem condições de expor suas necessidades, devemos estar atentos ao que ele tem para nos dizer, com uma escuta ativa, compassiva e atenta. Além disso, não basta tentarmos  nos colocar no lugar do outro, até porque, muitas vezes nem acho possível saber o que é viver numa condição se não vivemos verdadeiramente essa condição”. 


Ao conversarmos sobre inclusão, Dra Letícia considera que avançamos, mas há uma enorme caminhada pela frente, citando problemas cotidianos que a pessoa com deficiência enfrenta. “Basta ver a estrutura física das cidades: calçadas em péssimas condições, construções sem acessibilidade (inclusive de estabelecimentos de saúde e educação, que são direitos básicos de qualquer pessoa), transporte público muitas vezes sem acessibilidade. Além disso, as pessoas de modo geral ainda enxergam a deficiência como algo do qual devem sentir pena, como se a pessoa com paralisia cerebral não tivesse condições de ser feliz. 


Josué, técnico em enfermagem e colaborador do Núcleo, esteve presente na palestra e destacou esse importante momento na sua formação profissional, a partir de uma compreensão mais ampla das pessoas com deficiência: “Participei da palestra sobre paralisia cerebral com a doutora Letícia, onde pude aprender mais sobre o assunto, tirar dúvidas, ouvir dúvidas e questionamentos de outros colegas, com a presença de acolhidos da Casa do Caminho, um momento muito oportuno e que contribuiu para o meu crescimento profissional e como pessoa.”


Por Nathália Simões 2 de outubro de 2024
No Dia 01 de Outubro é celebrado mundialmente o Dia do Idoso, com uma programação vasta de atividades, encontros e eventos ao longo do mês para se discutir o envelhecimento populacional, assim como as políticas públicas e a garantia de direitos da população idosa no país e no mundo. No Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, atuamos diretamente na defesa e proteção dos idosos, sendo a nossa Casa da Esperança, uma ILPI referência no acolhimento ao idoso na região metropolitana de Belo Horizonte. Além de promover um acolhimento digno e humanizado, a instituição, que é uma associação de assistência social, está constantemente em contato com órgãos públicos, empresas e sociedade ampliando a reflexão sobre o atendimento ao idoso, a partir do cenário de: - Abandono e Solidão: um número alarmante de idosos vive em situação de abandono, seja pela ausência de familiares, seja pela falta de políticas públicas de apoio. A solidão pode ter efeitos devastadores na saúde mental e física. - Vulnerabilidade Social e Econômica: a aposentadoria, muitas vezes, não é suficiente para garantir uma vida digna, levando muitos idosos a viverem em condições precárias ou a depender de terceiros para suas necessidades básicas. - Cuidados de Saúde e Envelhecimento Digno: o acesso a serviços de saúde de qualidade é uma das maiores preocupações da população idosa. Além disso, muitos lidam com condições crônicas e não recebem os cuidados necessários para um envelhecimento saudável. Aqui no Núcleo, buscamos não apenas acolher, mas promover um ambiente em que os idosos se sintam amados, respeitados e, acima de tudo, vistos como membros valiosos da nossa sociedade. A Casa da Esperança é um exemplo de cuidado humanizado, onde nossos residentes recebem assistência integral e personalizada. Neste mês, convidamos todos a refletirem sobre o que podemos fazer para tornar o Brasil um país mais acolhedor para os nossos idosos. É um compromisso de todos garantir que envelhecer seja sinônimo de dignidade, respeito e proteção.
Por Paulo Campos 2 de julho de 2024
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus teve a honra de receber a visita ilustre do Dr. Isaiah Durosaiye, professor de Arquitetura da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e do Dr. Bernardo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ambos são especialistas em pessoas idosas, focando na melhoria da saúde e acessibilidade, com projetos implementados em diversas partes do mundo. Durante a visita, os doutores exploraram a Casa da Esperança e a Casa do Caminho, duas das nossas unidades. O objetivo dessa visita foi conhecer de perto a nossa realidade e oferecer suporte em projetos de adequação de espaços para idosos aqui no Brasil. Estamos extremamente orgulhosos de ser uma instituição referência que não apenas presta assistência, mas também contribui para a produção de conhecimento científico em várias áreas. A presença de profissionais de renome internacional como o Dr. Durosaiye e o Dr. Bernardo fortalece nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos nossos serviços.
Share by: