Um ícone verde e branco de uma pessoa e um coração
Setembro verde é celebrado com eventos especiais no Núcleo
10 de outubro de 2023

Desde 1982 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos.  

o dia 21 de setembro também se comemora o Dia Mundial da Paz e não há como deixar de conectar os dois temas, a partir da perspectiva de que caminharemos em direção à paz quando compreendermos que ela é inerente a uma sociedade mais justa, inclusiva e que respeita as diferenças. 


Além de sua missão base de acolhimento e cuidado das pessoas com deficiência, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus compreende a importância de promover a inclusão pela educação e sensibilização da sociedade. Especialmente esse mês, participamos e promovemos diversos encontros para viver a inclusão na prática. Especialmente esse mês, participamos e promovemos diversos encontros para viver a inclusão na prática. Durante todo o mês, expomos trabalhos artísticos de nossos acolhidos, no dia 03 participamos da Corrida Rústica, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte na Praça da Estação, no dia 03 de setembro. No dia 21 de setembro - o dia D, promovemos um abraço coletivo entre acolhidos, assistidos, voluntários e colaboradores em um evento cultural na praça da instituição que contou, ainda, com apresentações artísticas e manifestos nos quais as pessoas com deficiência eram os protagonistas. No dia 23 de setembro, o Centro de Educação Sérgio de Freitas Pacheco também promoveu uma atividade sobre educação no trânsito a partir da perspectiva da pessoa com deficiência como usuário.


Por Nathália Simões 2 de outubro de 2024
No Dia 01 de Outubro é celebrado mundialmente o Dia do Idoso, com uma programação vasta de atividades, encontros e eventos ao longo do mês para se discutir o envelhecimento populacional, assim como as políticas públicas e a garantia de direitos da população idosa no país e no mundo. No Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, atuamos diretamente na defesa e proteção dos idosos, sendo a nossa Casa da Esperança, uma ILPI referência no acolhimento ao idoso na região metropolitana de Belo Horizonte. Além de promover um acolhimento digno e humanizado, a instituição, que é uma associação de assistência social, está constantemente em contato com órgãos públicos, empresas e sociedade ampliando a reflexão sobre o atendimento ao idoso, a partir do cenário de: - Abandono e Solidão: um número alarmante de idosos vive em situação de abandono, seja pela ausência de familiares, seja pela falta de políticas públicas de apoio. A solidão pode ter efeitos devastadores na saúde mental e física. - Vulnerabilidade Social e Econômica: a aposentadoria, muitas vezes, não é suficiente para garantir uma vida digna, levando muitos idosos a viverem em condições precárias ou a depender de terceiros para suas necessidades básicas. - Cuidados de Saúde e Envelhecimento Digno: o acesso a serviços de saúde de qualidade é uma das maiores preocupações da população idosa. Além disso, muitos lidam com condições crônicas e não recebem os cuidados necessários para um envelhecimento saudável. Aqui no Núcleo, buscamos não apenas acolher, mas promover um ambiente em que os idosos se sintam amados, respeitados e, acima de tudo, vistos como membros valiosos da nossa sociedade. A Casa da Esperança é um exemplo de cuidado humanizado, onde nossos residentes recebem assistência integral e personalizada. Neste mês, convidamos todos a refletirem sobre o que podemos fazer para tornar o Brasil um país mais acolhedor para os nossos idosos. É um compromisso de todos garantir que envelhecer seja sinônimo de dignidade, respeito e proteção.
Por Paulo Campos 2 de julho de 2024
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus teve a honra de receber a visita ilustre do Dr. Isaiah Durosaiye, professor de Arquitetura da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e do Dr. Bernardo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ambos são especialistas em pessoas idosas, focando na melhoria da saúde e acessibilidade, com projetos implementados em diversas partes do mundo. Durante a visita, os doutores exploraram a Casa da Esperança e a Casa do Caminho, duas das nossas unidades. O objetivo dessa visita foi conhecer de perto a nossa realidade e oferecer suporte em projetos de adequação de espaços para idosos aqui no Brasil. Estamos extremamente orgulhosos de ser uma instituição referência que não apenas presta assistência, mas também contribui para a produção de conhecimento científico em várias áreas. A presença de profissionais de renome internacional como o Dr. Durosaiye e o Dr. Bernardo fortalece nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos nossos serviços.
Share by: