Casa do Caminho
Slider

Fundada em 01/03/1969, a Casa do Caminho (C.C.) possui entre seus acolhidos crianças, adolescentes e adultos com sequelas de paralisia cerebral em situação de risco ou de vulnerabilidade sócio, econômica e familiar. O regime do acolhimento é integral, ou seja, os acolhidos moram no Núcleo, recebendo assistência, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Uma equipe multidisciplinar, fundamentada nos conhecimentos técnicos de suas áreas de especialização, atende a cada acolhido, respeitando sua individualidade, visando estimular ao máximo a autonomia, independência, criatividade, expressão e interação, buscando minimizar os efeitos da institucionalização e promovendo a saúde em seu âmbito global, objetivando, sempre, melhoria em sua qualidade de vida.

O maior projeto da C.C. requer o envolvimento de todos: Diretoria, coordenação, profissionais de psicologia, serviço social, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, pediatria, entre outros. Além de toda esta estrutura, conta com atendimentos específicos para manutenção da saúde bucal dos seus acolhidos.

O objetivo maior é caminhar com os acolhidos, para que eles se tornem protagonistas de sua própria história.

Para ser um acolhido da Casa do Caminho, cada caso é avaliado criteriosamente pelo Serviço Social, em um trabalho de parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Promotorias e Conselhos Tutelares (proteção especial de alta complexidade).

MISSÃO

Resgatar ao máximo o potencial dos acolhidos, atuando efetivamente no seu desenvolvimento funcional, cognitivo, social, afetivo e espiritual.

VALORES

Afetividade

Amor

Aprimoramento

Cooperação

Credibilidade

Dedicação

Ética

Otimismo

Perseverança

Respeito

Solidariedade

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

  • Encaminhamento do Juizado da Infância e Juventude, Promotorias e Conselhos Tutelares
  • Diagnóstico de paralisia cerebral e outras sequelas neurológicas
  • Idade de zero a sete anos
  • Carência sócio, econômica e familiar.